O QUE É MARKETING – CONCEITO E
DEFINIÇÕES
Marketing é um conjunto de atividades
orientado a entender e atender as necessidades do cliente. Na área de
Marketing, prefere-se o termo “cliente” aos termos consumidor, comprador ou
usuário.
Por cliente, no entanto, estamos
tratando todos os estágios do processo de compra e relacionamento, desde o
Cliente Prospect até o ex-Cliente, incluindo todas as etapas intermediárias
neste relacionamento. O objetivo do marketing é entender tão bem o cliente, que
ele se torne cliente de uma empresa e nunca deixe e sê-lo.
O profissional de marketing pode
atuar em diversas frentes, desde o Planejamento até o Relacionamento com os
clientes.
Em muitas empresas, a área de Vendas
responde as necessidades do marketing, executando as atividades de venda que
fazem parte do ciclo de relacionamento com o clientes. Em outras empresas, a
área de Marketing da suporte a área de Vendas, atuando nos processos de suporte
para as atividades comerciais.
Por isso, hoje existem diferentes
perfis de Marketing, como o Marketing Orientado a Vendas, o Marketing Orientado
a Relacionamento e o Marketing Orientado a Marca (ênfase em Branding).
DEFINIÇÕES DE MARKETING
“Identificar, antecipar e satisfazer
as necessidades do cliente de forma lucrativa.”
Chartered Institute of Marketing
“Marketing é o conjunto de atividades
que tem por fim concretizar relações de troca. Esta troca ocorre entre os
produtos e serviços da empresa com o poder aquisitivo do consumidor.”
Raimar Richers
Posicionamento: a palavra que resume
o marketing.
Pela primeira vez na história, é
possível ouvir a voz do consumidor sem ser estimulado. A opinião nua e crua,
autentica, legitima e sincera.
O cara de marketing é quem mais
entende de cliente na empresa. Ele é o evangelizador do cliente para toda a
empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário