quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Conceito de Marketing

O QUE É MARKETING – CONCEITO E DEFINIÇÕES
Marketing é um conjunto de atividades orientado a entender e atender as necessidades do cliente. Na área de Marketing, prefere-se o termo “cliente” aos termos consumidor, comprador ou usuário.
Por cliente, no entanto, estamos tratando todos os estágios do processo de compra e relacionamento, desde o Cliente Prospect até o ex-Cliente, incluindo todas as etapas intermediárias neste relacionamento. O objetivo do marketing é entender tão bem o cliente, que ele se torne cliente de uma empresa e nunca deixe e sê-lo.
O profissional de marketing pode atuar em diversas frentes, desde o Planejamento até o Relacionamento com os clientes.
Em muitas empresas, a área de Vendas responde as necessidades do marketing, executando as atividades de venda que fazem parte do ciclo de relacionamento com o clientes. Em outras empresas, a área de Marketing da suporte a área de Vendas, atuando nos processos de suporte para as atividades comerciais.
Por isso, hoje existem diferentes perfis de Marketing, como o Marketing Orientado a Vendas, o Marketing Orientado a Relacionamento e o Marketing Orientado a Marca (ênfase em Branding).

DEFINIÇÕES DE MARKETING
“Identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente de forma lucrativa.”
Chartered Institute of Marketing
“Marketing é o conjunto de atividades que tem por fim concretizar relações de troca. Esta troca ocorre entre os produtos e serviços da empresa com o poder aquisitivo do consumidor.”
Raimar Richers
Posicionamento: a palavra que resume o marketing.
Pela primeira vez na história, é possível ouvir a voz do consumidor sem ser estimulado. A opinião nua e crua, autentica, legitima e sincera.

O cara de marketing é quem mais entende de cliente na empresa. Ele é o evangelizador do cliente para toda a empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário