Também conhecido como Marketing Mix ou Composto de
Marketing, este são as variáveis que ditarão e influenciarão na maneira como
suas estratégias devem ser montadas e também atuaram na forma como o mercado
responde às suas investidas.
Agora conheça as características dos quatro P’s: Preço,
Praça, Produto e Promoção.
Preço: Ponto bem autoexplicativo. Referente ao valor e como
será cobrado do cliente o seu produto. Além da definição do valor, outros
pontos como a maneira que será cobrada e outras estratégias voltadas ao
pagamento são abordadas.
Praça: Refere-se ao local seu produto será comercializado.
Este ponto pode ser um pouco confuso quando analisamos o contexto de um
e-commerce, já que está situado na internet e pode ser entregue para qualquer
lugar do mundo (dependendo da logística de cada negócio).
Produto: Este ponto é importante pois deixa claro quais são
as características do produto ou serviço que sua empresa está disponibilizando
no mercado. Também ajuda a defini-lo e molda-lo.
Promoção: Simples, este último ponto refere-se às
estratégias que serão utilizadas para a divulgação do produto ou serviço. É
onde entra a publicidade.
É importante entender que, apesar de muito importante, o
marketing mix é somente um modelo para se conseguir classificar melhor as
atividades do marketing, mas não pode nunca as limitar.
Hoje em dia com os vários avanços tecnológicos,
principalmente a Internet, existem vários cenários em que os 4Ps do marketing
já não se encaixam perfeitamente.
Um bom profissional de marketing deve entender como eles
funcionam para poder extrair seus princípios e aplicar a outros cenários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário